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 30/08/2007

 
Sempre fazer o trabalho em CMYK, nunca em RGB
Enviar Arquivos

Sempre fazer o trabalho em CMYK, nunca em RGB. Observar se todas as paletas de cores de seus programas prediletos estão configuradas na escala correta.

Nunca salve os arquivos com nomes muito extensos ou com acentuações; ex.(ç . ã - ó, etc.)

Sempre mandar as fontes e imagens linkadas (para arquivos abertos).

Enviar sempre uma print, preferencialmente colorida, em caso de várias lâminas enviar um boneco montado de modelo.

As extenções mais usadas para manipulação de imagens são: TIF, JPG e EPS. Isto para trabalhos gráficos e serigráficos, pois estas extenções possibilitam uma grande gama de cores, ótima qualidade e possibilidade de compressão de imagens sem perda de definição e cor. As imagens gravadas em JPG, devem ser configuradas com qualidade máxima, assim você consegue comprimir bem as imagens sem perder qualidade. Para trabalhar com imagens recomendamos o Adobe Photoshop, um dos mais conceituados programas de edição de fotos e imagens em bitmaps.

Montar o trabalho no tamanho de página final, facilitando o ajuste de cruzetas automáticas. Sempre enviar o trabalho com sangramento das bordas, mas caso exista o sangramento deixar 3 mm de sangria. É importante também solicitar a lineatura adequadas ao tipo de material a ser impresso. Para isso usamos uma configuração geral:

• Silkscreen - 50 lpi;
• Papel jornal - 100 lpi;
• Off-set / Couchê até 140 g/m² - 150 lpi;
• Couchê acima de 140 g/m²- 175 lpi;

Essas configurações não são fixas, podendo ser alteradas de acordo com a necessidade de cada cliente, desde que previamente informado em Ordem de Serviço.

Um problema clássico da pré-impressão é a manipulação de imagens sem fundo, para efeitos de sobreposição ou sombreamento. Para usuários de Mac, ou programas como PageMaker, Quark e outros, não resta muita saída, a não ser elaborar estes efeitos em um programa de imagens, como o Photoshop, trabalhando com texto, imagens e fundos todos unidos. Mas os usuários do Corel DRAW e suas versões, foram presenteados com ferramentas como o Dropshadow ou Lentes, ou ainda, importar diretamente no Corel, arquivos com extenção PSD, ainda em layer, fazendo com que a imagem venha sem o fundo. Aparentemente estes recursos não causarem problema algum na vizualização no programa, mas nos arquivos fechados temos observado alguns problemas ocasionados com o uso destes efeitos. Imagens serrilhadas, bordas distorcidas em torno das imagens, arquivos maiores e queda da qualidade são alguns dos muitos problemas que temos encontrado, além da demora, pois eles tornam o processo mais lento. Para a solução destes defeitos escolhemos duas boas soluções:

• Produzir todo o material no Photoshop, ou programa similar que permita fazer estes efeitos, deixando no Corel somente as fontes e vetores como quadros e linhas. Transformar estas imagens em TIF, JPG ou EPS, (TIF de preferência) e importá-las no Corel, PageMaker, etc.

Sabemos que esta opção parece ser mais complexa e talvez torne o trabalho mais demorado, mas temos que nos lembrar que somos profissionais e o importante é buscar o que de melhor e mais seguro existe para executarmos uma tarefa. Porém existe uma solução mais prática, mas um pouco mais amadora:

• Fazer o trabalho no Corel, com os efeitos de sombra e etc. Depois, quando tudo estiver pronto, selecionar o que estiver envolvido com os efeitos, letras, quadros e principalmente o fundo e utilizar a opção "Convert to Bitmap", no menu "Bitmaps". Isto irá amenizar bastante a ação negativa destes efeitos do Corel.

Equipe JCA | Arquivo JCA
 
     
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