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 30/08/2007

 
Dicas para um bom fotolito
fotolito

Quando nós abrimos seus arquivos na tela do computador estamos tendo contato com eles pela primeira vez, não sabemos como foi feito e como as imagens e gráficos foram importados, você por outro lado sabe exatamente como ele foi preparado e deve usar essas técnicas no seu trabalho para evitar possíveis problemas depois, nesta lista existe uma relação dos problemas mais comuns associados a fotolito digital e como evita-los.

• Envie sempre prova do seu trabalho com as últimas modificações e de preferência no tamanho 1:1.

• Salve sempre suas imagens em TIFF em CMYK e 300 DPI, suas ilustrações e gráficos em EPS vetor e as envie sempre caso estejam linkadas.

• Envie todas as fontes usadas com suas devidas familias (ex. bold, itálica, etc.)

• Envie somente os arquivos que devem ser impressos.

• Ligue para saber se seu arquivo chegou (via email) ou se seu fechamento esta correto.

• Ligue antes de vir pegar seus trabalhos para confirmar se está pronto.

• Anote qualquer observação que for necessária no seu trabalho, tais como: camada para silk, filmes negativos, lineatura, número de cores, cores especiais, etc.

• Não mande arquivos com páginas em branco ou com páginas que não devem ser impressas.

• Não envie trabalhos criados com versões beta de softwares.

• Simplifique seus arquivos, evite usar blends, lentes, transparências, patterns, máscaras, path complexos, etc, e se usá-los transfome em bitmap.

• Elimine todos os objetos que estiverem fora da página ou que não devam ser impressos.

• Evite colocar registros e marcas de corte no trabalho, mande no formato de página correto e deixe que nós colocamos as marcas e registros (quando arquivo aberto).

• Evite rotacionar ou mudar o tamanho das imagens nos programas de ilustração ou de paginação, faça isso nos próprios programas de edição de imagem (ex. Photoshop).

• Marcando as opções bold e/ou itálico para fontes pode funcionar para a tela ou impressão em baixa resolução mais quando for imprimir em alta resolução pode não funcionar, você deve ter certeza de que tem a fonte que quer usar e sua respectiva família. (ex. usar Helvetica e Helvetica Bold funciona pois existe esta fonte correspondente, agora usar Futura Black e depois selecionar a opção Bold não irá funcionar pois não existe a fonte Futura Black Bold, neste caso você deve usar a fonte Futura Extra Black).

• Sempre envie as fontes de tela (.pfm) e as fontes de impressão (.pfb), para as fontes Adobe Postscript Type 1, para TrueType envie somente as (.ttf).

• Resolução de imagens: Coloridas e Grayscale (tons de cinza) devem estar sempre em 300 DPI; Lineart (traço) devem estar sempre de 800 a 1200 DPI.

• Evite usar compactação LZW, apesar de não haver perda de qualidade da imagem como ocorre com o JPEG a compactação LZW torna a impressão do arquivo mais lenta e com isso pode atrasar seu trabalho caso você esteja com urgência.

• Não amplie suas imagens, escaneie de novo caso você precise em um formato maior, quando você amplia elas na verdade está perdendo resolução e com isso qualidade.

• Quando for criar um trabalho com cores especiais utilize o Cyan, Magenta, Amarelo e Preto para cada cor especial que deseja assim você tem certeza que as separações serão feitas corretamente.

• Nós recomendamos salvar sempre suas imagens no formato TIFF porém se você precisar salvar-las em EPS (caso tenha utilizado Clipping paths, Duotones, Pantones, etc.) salve com a opção Binary e não ASCII.

• Não salve suas imagens nos formatos: PCX, PCT, WMF, JPG, BMP, GIF, etc.

• Não aplique uma imagem ou ilustração utilizando o Copy e Paste pois ela não irá imprimir corretamente, exporte-a/salve-a no programa original e depois importe-a no outro programa que você precisa.

• Indique sempre qual o programa e qual a versão que foi utilizada para criar seu trabalho.

• Não utilize cores RGB, use sempre CMYK ou cores especiais.

• No Pagemaker quando você for começar a criar seu arquivo você precisa escolher uma impressora Postscript no quadro Compose to printer (também no File>Page Setup) pode ser a Linotronic 330, este driver já vem com o Windows 95 ou superior, instale-o.

• No QuarkXPress 3.3x quando você importar as imagens nos boxes deve "pinta-los" (fill) com o branco (white).

• Elimine todas as cores especiais caso não necessite delas.

• Atenção: Não use espessura de fios "Hairline", eles ficaram quase invisíveis a uma resolução acima de 1200 DPI, utilize .3 para fios finos.

• Lembre-se de sangrar seus arquivos.

Equipe JCA | Arquivo JCA
 
     
Acabamento Refinado
30/08/2007 | Acabamento


Importante fazer a pré impressão
30/08/2007 | Dicas


Sempre fazer o trabalho em CMYK, nunca em RGB
30/08/2007 | Enviar Arquivos


Como enviar um arquivo fechado?
30/08/2007 | Enviar Arquivos


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